top of page

Dor crônica em mulher x dor crônica em homem




Muitos pacientes se surpreendem quando descobrem que a dor crônica pode apresentar diferenças entre o sexo feminino e o masculino.


Segundo estudos e experimentos, em relação aos termos biológicos há uma distinção entre a sensação de dor no homem e na mulher, principalmente no que diz respeito à tolerância. Uma das causas possíveis para a sensibilidade à dor maior no sexo feminino são os ciclos hormonais naturais da mulher, principalmente estrógeno e progesterona. Ainda, alguns estudos mostram que pode existir um efeito protetor para a dor da testosterona.


Esses resultados são apoiados pelo fato de que, com o passar da idade, com a menopausa nas mulheres e andropausa nos homens, diferença entre os sexos na sensação dolorosa tende a desaparecer.


Porém, vale ressaltar que a percepção de dor varia muito de uma pessoa para outra, já que um determinado estímulo pode ser percebido como mais ou menos doloroso por fatores tais como espessura da pele, limiares das fibras nervosas, fatores hormonais, e até mesmo por fatores psicológicos como ansiedade, humor e entre outros.


Quer saber mais sobre variações de dor e como isso pode afetar seus pacientes? Siga acompanhando nossas páginas.


bottom of page