A dor miofascial ou dor musculo-tendínea costuma aparecer após lesões ou disfunções musculares. Pode ser o resultado de lesões repetidas, uso excessivo da musculatura (como academia ou trabalho pesado), traumas e cirurgias, doenças metabólicas e hormonais e as vezes até idiopática.
A dor se caracteriza pela presença de pontos gatilho ou pontos musculares dolorosos, que quando pressionados em geral geram dor em queimação e irradiada no trajeto muscular
Medicações como analgésicos simples, antiinflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos entre outros podem ser usados para a dor miofascial.
No entanto, as maiores taxas de sucesso acontecem quando se associa um método não-farmacológico na reabilitação como acupuntura e eletroacupuntura, técnicas manuais para pontos-gatilho e massagens, ultrassom e calor/frio analgésicos, osteopatia, relaxamento e meditação, entre outros.
Além do médico vale a pena procurar um profissional de saúde especializado em tratamento não-farmacológico para o alívio da dor miofascial, especialmente nos casos crônicos.
Comentários