Quando procurar um médico de dor?



A dor é sempre um sintoma de alguma doença. Em alguns casos é possível tratar a causa da dor rapidamente e tomar alguns analgésicos simples por pouco tempo para controlar a dor. Isso ocorre, por exemplo, com uma dor de garganta em que o médico clínico ou otorrino indica antibióticos ou apenas analgésicos e, em alguns dias, a dor melhora.

No entanto, algumas outras doenças levam a sintomas de dor muito intensos ou por tempo prolongado. São casos, por exemplo, de dores crônicas em coluna, dores crônicas articulares como joelhos, quadril e ombros, dores persistentes após procedimentos cirúrgicos infecções extensas e fraturas, entre vários outros.

Todas essas doenças tem seu tratamento específico, podendo variar entre:

• Medicamentos​ • Acupuntura • Técnicas e orientações comportamentais • Procedimentos intervensionistas guiados por imagem aplicados em diversas estruturas no corpo para controle da dor por mais longo prazo

O médico de dor, ou algologista, é um médico treinado para diagnosticar a causa específica de cada dor entendendo que cada paciente tem uma dor diferente. Mesmo com uma manifestação no mesmo local do corpo e características parecidas, nem sempre as causas e diagnósticos são os mesmos. Por isso, é muito importante que uma avaliação correta seja feita para que o melhor tratamento possível seja indicado para cada caso.

© 2020 - Overall Agency