Opioides: entenda mais


Recentemente, dei uma aula sobre opioides, medicações derivadas da morfina que, em geral, são usadas para tratar dores intensas. No Brasil, a prescrição de opioides está abaixo da taxa ideal de 192,9g ao ano por pessoa.


Apenas 7,8mg são consumidos por pessoa ao ano, o que nos coloca entre os países com menores taxas de uso do medicamento. São quase 25 vezes menos do que deveria, segundo dados publicados pelo Journal of Pain Research.


O baixo índice de tratamento de dores intensas está atrelado a diversos fatores, como burocracia para prescrição, preconceito por parte de familiares do paciente, falta de segurança médica no diagnóstico da dor ou até mesmo a preocupação com o uso abusivo de substâncias derivadas do ópio.


Por outro lado, nos Estados Unidos, assim como outros países, os opioides são quase uma epidemia, utilizados em excesso. Quando bem indicadas e utilizadas, tais medicações são seguras, mas o abuso pode causar dependência física e psicológica, por isso a importância de falar sobre o uso consciente dessas medicações.

© 2020 - Overall Agency