top of page

Angiografia: como é feito esse exame?



Hoje vamos falar sobre os procedimentos durante a realização de um exame de angiografia.

Para realizar o exame, no local onde vai ser introduzido o cateter é aplicada anestesia, que é um pequeno tubo conduzido pelo médico até o local onde se pretende obter uma visualização dos vasos sanguíneos. Em geral, a introdução ocorre na virilha ou no pescoço.

Uma vez que o cateter é inserido no local que se pretende analisar, o médico responsável injeta o contraste e realiza várias radiografias. O líquido de contraste é refletido pelos raios da máquina de Raio X e, assim, aparece com uma coloração diferente nas imagens, o que possibilita a observação de todo o trajeto do vaso.

Como durante o exame o paciente permanece acordado, mas necessita ficar o mais imóvel possível, o médico pode aplicar um medicamento com efeito calmante, o que pode gerar uma leve sensação de sono.

A duração do exame é de aproximadamente 1 hora. No entanto, ao fim do exame, o paciente já está habilitado a voltar para casa, já que não é preciso usar anestesia geral. Em alguns casos, pode também ser necessário dar um ponto e colocar um curativo no local onde foi introduzido o cateter.


bottom of page